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Mercosul Motores Ingressa no Mercado Veicular

A Mercosul Motores amplia seu portfólio de produtos, com o ingresso no segmento veicular. Uma das primeiras novidades a chegar ao mercado, possivelmente ao longo do primeiro semestre do ano, é o kit de eletrificação. Divididos em categorias, os kits são destinados ao mercado de veículos leves e utilitários.

O kit é composto por motor elétrico, 100% nacional e principal responsável pela tração veicular, produzido pela empresa, e por outros componentes de parceiros, homologados pela engenharia da Mercosul Motores. As baterias utilizam a tecnologia de lítio, ferro e fosfato (LFP) e podem ser configuradas e dimensionadas de acordo com as especificações do cliente.

O CEO Carlos Eduardo França destaca que a empresa poderia antecipar o início das vendas, mas a estratégia definida contempla ter uma visão abrangente sobre os propósitos da iniciativa de atuar na preservação do meio ambiente. Nesta linha, a empresa começará com treinamento junto a mecânicos, por meio de associações representativas, para que o trabalho não se limite exclusivamente à conversão, mas que haja compreensão sobre o destino a ser dado aos componentes que restarem, especialmente na reciclagem, e no descarte correto do inutilizável.

Nesta direção, a empresa terá uma operação independente, com profissionais especializados, sediada em sua estrutura, para trabalhar a difusão dos conceitos ESG. “Parte significativa dos projetos de eletrificação não considera esta conscientização de envolvimento de toda a cadeia. A meta da Mercosul é ter, efetivamente, uma operação verde e atuar em defesa do meio ambiente”, salienta.

O executivo estima que o valor de um kit de eletrificação, dependendo da sua configuração, deve ter custo entre R$ 40 mil e R$ 80 mil, valor que, reconhece, dificulta a operacionalização. Para viabilizar o negócio, a Mercosul trabalha junto a duas instituições financeiras para que os clientes possam adquirir a partir de prestações mensais entre R$ 1 mil e R$ 1,5 mil, com prazo longo de amortização.

Outra iniciativa é o trator eletrificado, desenvolvido pela equipe interna de engenharia da empresa. O projeto consiste na eletrificação de um trator já em uso na empresa, que, inicialmente, foi uma prova de conceito e agora está em operação na fábrica. O veículo passou por uma conversão do sistema de combustão para elétrico.

Trata-se de um motor de indução trifásico com rendimento acima de 90%, equipado com sensor de temperatura e de velocidade. O projeto inclui dispositivos adicionais como um sistema de gerenciamento da bateria e carregador CA-CC, além de outros componentes para garantir a funcionalidade. Dependendo do perfil de uso, o banco de baterias do e-trator fornece até um dia inteiro de funcionamento e leva poucas horas para atingir 100% de recarga total. Outro segmento a ser atendido é o de carrinhos de transporte de carga e deslocamento de pessoas em áreas restritas, além de resgates, primeiros socorros e patrulhamento e segurança.

A Mercosul dispõe de um setor de eletromobilidade, que atua no desenvolvimento de soluções de transição energética em parceria com instituições de ensino, com recursos do programa Rota 2030 do governo federal. Os projetos incluem máquinas elétricas, inversores, criação de uma bancada de testes para a caracterização e validação de sistemas de propulsão elétricos e, inclusive, uma bateria nacional, projetada para ser fabricada na nova operação a ser instalada em Coruripe, no interior de Alagoas. A expectativa é que a operação tenha início neste primeiro trimestre, produzindo o portfólio tradicional, mas com foco futuro principal no segmento veicular elétrico. “Por lá queremos, inclusive, criar o kit para a conversão de ônibus a combustão para elétricos”, antecipa o executivo.

A Mercosul Motores iniciou sua operação em 2018 com a aquisição do parque fabril onde se localizou a primeira fabricante de motores elétricos do Brasil, a Eberle. O portfólio contempla motores de indução, monofásicos e trifásicos em baixa tensão para linha comerciais e industriais, dispositivos para automação Industrial, redutores de velocidade e, mais recentemente, soluções de mobilidade elétrica automotiva. Na planta industrial de 25 mil metros quadrados são produzidos, por mês, em torno de 30 mil motores, por um quadro de 400 colaboradores.

 

Matéria Jornalística por: Jornal do Comércio.

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